Área: 166,22 km²
Habitantes: 353 habitantes (fonte:INE) (2011)
- Mulheres - 173 são mulheres
- Homens - 180 são homens.
- Densidade: 2,1 hab/km²
A freguesia foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Santa Maria do Castelo e Santiago, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana com sede em Santiago. Integravam esta freguesia as localidades de Santa Susana, Barrancão, Foros Corte Pereiro, Pego do Altar e Vale de Figueiras.
Arquitectura
Com arquitectura tipicamente alentejana, a aldeia de Santa Susana destaca-se pela presença de casinhas de rés-do-chão, todas caiadas de branco com barra azul e grandes chaminés.
Envolvência
A barragem do Pego do Altar, obra hidro-agrícola, mandada edificar no Estado Novo que, além de regar os arrozais do concelho de Alcácer do Sal, constitui um espaço de lazer e descanso.
Economia
As actividades económicas principais são a agricultura, a apicultura e a hotelaria. No artesanato local predominam as miniaturas de cortiça e madeira, bem como as rendas e bordados.
A não perder
Quem visita Santa Susana não pode perder o mel da região, a açorda de alho, o ensopado de borrego, o achigã frito e as migas com carne de porco.
Colectividades
Associação de Caçadores de Santa Susana.
Orago: Santa Susana.
Património local
- Igreja matriz
- Ponte barroca submersa
- Cruzeiro
- Parque das merendas e zona da barragem
- Albufeira do Pego do Altar
Restaurantes e hotéis
- Restaurante Mondina
- Café Coelho
- Residencial Santa Susana
Investimentos
- Existe um projecto em fase final de aprovação para criação
Para os que a visitam é a aldeia mais bonita do Alentejo com áreas de grande beleza e condições únicas para a prática de desportos náuticos.
Fonte: Wikipedia
Sem comentários:
Enviar um comentário